A leitura de poesia alimenta o gosto pela sonoridade da língua, pelo poder da linguagem e pelo uso de linguagem poética e simbólica.
A actividade teve início com uma reflexão sobre aquilo que entendemos ser a poesia e as possíveis definições.
"Poesia
é uma ilha
rodeada de palavras
por todos os lados"
Esta será sem dúvida a melhor tentativa para definir poesia e escrita pelo poeta brasileiro Cassiano Ricardo.
Apresentação e exploração de diferentes livros de poesia. Leitura de alguns poemas: "As fadas" de Antero de Quental, "Mistérios da escrita" de Álvaro Magalhães e de alguns poemas escritos por crianças de um terceiro ano.
Em seguida, escreveu-se a palavra Vento no quadro. A partir daqui, foram exploradas as sensações tácteis, auditivas e visuais vividas e experimentadas pelos alunos.
sábado, 28 de fevereiro de 2009
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
O CARNAVAL
Ensino da Leitura - SÁBIOS COMO CAMELOS
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
O MÊS DA AMIZADE
Em tom de desafio, os alunos do 3ºD decoraram um poema de João Pedro Mésseder: "A dança do abecedário", para apresentarem aos meninos e meninas do jardim de infância. Todos os alunos participaram com um pequeno verso e levavam um cartaz da letra correspondente. Este abecedário, elaborado pelo alunos, foi oferecido aos futuros caloiros da escola das Enguardas.
Os meninos gostaram muito e agradeceram com uma música que falava sobre a amizade e o chocolate. A música foi deliciosa e obrigada a todos.
Os meninos gostaram muito e agradeceram com uma música que falava sobre a amizade e o chocolate. A música foi deliciosa e obrigada a todos.
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
sábado, 7 de fevereiro de 2009
SÁBIOS COMO CAMELOS
A actividade desenvolvida no dia 6 de Fevereiro visa desenvolver estratégias de compreensão da leitura. Iniciou-se o trabalho com a escrita do título do texto no quadro. A partir daqui, os alunos antecipavam os conteúdos do texto. Para aguçar o interesse foram apresentadas algumas imagens: de camelos, do deserto e de muitos livros. A discussão aumentou o interesse dos alunos pela história.
A leitura do texto, tomando as notas necessárias para a sua compreensão... Depois da leitura silenciosa efectuada pelos alunos, passou-se a uma leitura em voz alta e com exploração das ideias principais, com o objectivo de colmatar as dificuldades sentidas na compreensão do texto.
A seguir, foi proposto aos alunos ordenarem frases, com as ideias centrais do texto, para em seguida identificarem uma ideia principal em falta, escreverem-na e inserirem-na no local certo da sequência.
Leitura das frases para começar a ordenar.
Nomes Colectivos
Subscrever:
Mensagens (Atom)