sábado, 28 de fevereiro de 2009

A POESIA

A leitura de poesia alimenta o gosto pela sonoridade da língua, pelo poder da linguagem e pelo uso de linguagem poética e simbólica.
A actividade teve início com uma reflexão sobre aquilo que entendemos ser a poesia e as possíveis definições.
"Poesia
é uma ilha
rodeada de palavras
por todos os lados"
Esta será sem dúvida a melhor tentativa para definir poesia e escrita pelo poeta brasileiro Cassiano Ricardo.
Apresentação e exploração de diferentes livros de poesia. Leitura de alguns poemas: "As fadas" de Antero de Quental, "Mistérios da escrita" de Álvaro Magalhães e de alguns poemas escritos por crianças de um terceiro ano.
Em seguida, escreveu-se a palavra Vento no quadro. A partir daqui, foram exploradas as sensações tácteis, auditivas e visuais vividas e experimentadas pelos alunos.
Conversão de imagens poéticas em ilustrações do poema: "O Vento", de Jorge Sousa Braga.

Reescrever o poema, tendo em atenção as palavras que se repetem, para as escreverem numa outra cor. Desta forma, os alunos reflectem sobre o ritmo e sonoridades do poema.






Sem comentários: