segunda-feira, 30 de março de 2009

CAÇA AOS OVOS

Esta Páscoa, foi mais divertida, na escola das Enguardas.
Houve um jogo "Caça aos Ovos". Os alunos do 3D tiveram que elaborar um cartão com pistas para os alunos do Jardim de Infância. As pistas foram desenhos e frases pequenas, em que o aluno mais velho ia lendo.
Estes são os ovos para esconder.
Os alunos do 3D escondem os ovos.



Aqui estão escritas as pistas que os mais pequenos terão de seguir para encontrarem o pequeno tesouro.





Todos os alunos elaboraram um conjunto de pistas para os mais pequenos.






A Caça começou.....




Já encontramos um....


E mais um...




Depois de todos terem encontrado o ovo..... houve um lanche no Jardim de Infância.


Que bom que estava. O lanche foi feito por estes pequenos artistas...parabéns!


No final, fizemos um desenho como reflexão.



Esta foi sem dúvida uma actividade muito enriquecedora para todas as partes. Obrigada a todos, aos mais pequenos e aos mais crescidos.


Boa Páscoa!












quinta-feira, 26 de março de 2009

DIA DO PAI

Este ano também convidámos os pais à escola.
Preparamos uma pequena surpresa...declamação de algumas poesias escritas pelos alunos sobre o Pai. O presente elaborado para oferecer ao pai, foi um bloco com diversas poesias, todas elaboradas pelos alunos ao longo do ano. A capa era um caligrama do Pai. Ficou muito bonito.
Os pais ouviram algumas das poesias seleccionadas para declamar.





Depois de ouvirem os poemas e de conversarem com os filhos, propôs aos pais e filhos/as a elaboração de um caligrama conjunto. Ou seja, o pai faz um do filho/a e o filho/a faz um do pai.

Todos se envolveram com muito empenho.












A alegria dos alunos é evidente.
Os resultados foram fantásticos!
Aqui estão alguns dos trabalhos elaborados em parceria pai-filho/a.
Obrigada pela visita! Voltem sempre....






Obrigada...continuem com o bom trabalho!

















quinta-feira, 19 de março de 2009

AVALIAÇÃO DA LEITURA

Esta semana e na continuidade do trabalho desenvolvido (Ensino da Leitura) os alunos elaboraram uma ficha de trabalho onde se procurava avaliar a leitura.
Com esta actividade pretende fazer-se uma avaliação do desenvolvimento das competências de leitura dos alunos no âmbito de microprocessos e de processos integrativos.
Os alunos elaboraram a ficha sozinhos, sem uma leitura prévia da parte do professor.
A seguir, os pares trocaram os trabalhos para serem corrigidos pelos colegas sob a orientação da professora.
Os alunos tiveram o cuidado de reflectir acerca dos erros cometidos e verificar como poderiam chegar à resposta correcta.

AVENTURA DAS LETRAS

Depois da "Aventura da Leitura" tivemos esta semana a Aventura das Letras. Os alunos da escola foram divididos em pequenos grupos, onde havia um elemento de cada turma. Tinham que trabalhar em grupo, para resolver as diferentes actividades. Todas as crianças gostaram muito e empenharam-se por realizar as actividades com muito cuidado.



OS PAIS E A LEITURA

Na sexta-feira, dia 13 de Março, o pai do Pedro Nuno, veio à nossa sala contar duas histórias aos alunos. Os colegas da turma, e os professores, gostaram muito das histórias.
No final, trocamos algumas impressões com o pai acerca da importância da leitura. Ou seja, o pai do Pedro procura contar uma história todas as noites, mas por vezes não há tempo, nessas alturas cabe ao Pedro ler sozinho uma história.

Obrigada pela visita.

quarta-feira, 18 de março de 2009

PEQUENOS POETAS ...GRANDES POESIAS

No dia doze de Março, coube à turma do 3ºD apresentar os trabalhos desenvolvidos na sala de aula relacionados com a poesia.
A apresentação foi realizada em dois tempos: primeiro para o 1º e 2º anos e depois para o 3º e 4º anos.
A actividade teve início com o poema de João Pedro Mésseder: "Dança do Abecedário" envolvendo todos os alunos da turma. Depois os alunos apresentaram os poemas realizados pelos próprios. Para concluir a parte inicial, a professora declamou um poema de Miguel Torga: "Brinquedo".
A seguir, foi pedido aos alunos convidados que escrevessem a sua palavra preferida numa tirinha de papel. As palavras foram lidas em voz alta e todos estavam muito entusiasmados. As palavras foram colocadas num placar da escola, à beira dos poemas que faziam parte da exposição.
No fim, a professora explicou o que era um caligrama e pediu aos alunos das outras turmas para elaborarem um com uma das palavras preferidas.
Para terminar os alunos ouviram e dançaram uma música, porque a música também é poesia.

Este é o caligrama do 2ºF, professor Rui, parabéns! O trabalho está muito bonito.
Estes desenhos representam o dia da apresentação das diversas poesias aos colegas.






Aqui estão duas reflexões sobre o trabalho realizado.













terça-feira, 10 de março de 2009

HISTÓRIAS DITAS E HISTÓRIAS CONTADAS

No segundo dia, da Semana da Leitura, a turma do 3D e alguns alunos do 4G tiveram um presente. O Professor José Castanheira veio à nossa escola contar e cantar várias histórias.
Foi uma delícia, os alunos adoraram e os professores também. Queremos deixar desde já um muito, muuuito obrigada e sempre que puder venha fazer uma visita à nossa escola.




Como pode ver já fizemos os desenhos que nos pediu, quando tiver oportunidade apareça que teremos muito gosto em lhe oferecer alguns dos trabalhos.
Os trabalhos que aqui estão dizem respeito à apresentação das diversas histórias, o professor acompanhado da sua guitarra.


E estes referem-se à história dos seis lápis de cor que o padrinho ofereceu ao menino e este usou para pintar um desenho. Com o verde pintou os campos, o amarelo foi para pintar uma flor pequenina, o azul marinho para o mar e o céu, o vermelho para a rosa, o preto para a noite escura e o castanho para uma árvore.





















O PAÍS AZUL


No primeiro dia da semana da leitura, na nossa escola, a professora leu o livro:"O País Azul" de Teresa Balté e ilustrações de Alain Corbel. A história fala-nos de um país imaginário, o País Azul da princesa Luz Lúcia Luísa Luzia, que ao encontrar o príncipe Omar, descobre o amor e aprende a governar com inteligência e bom senso. Mas antes temos um País Azul porque uma princesa queria ter os olhos azuis como as princesas dos contos de fadas.
Depois de explorar a história com os alunos, foi lhes proposto que desenhassem e pintassem o País Azul, onde tudo era azul...