quinta-feira, 7 de maio de 2009

ENSINO DA ESCRITA

O Ensino da Escrita está agrupado segundo três componentes: planificação, textualização e revisão. A actividade teve início com a apresentação de uma imagem diferente para todos os alunos. Aqui era-lhes pedido para imaginarem que estavam no interior da fotografia, como se fizessem parte de um filme.
O segundo passo está ligado à planificação.
Houve uma chuva de ideias, onde os alunos escreviam todas as palavras que a imagem lhes sugeria. A seguir, foi importante sublinhar as palavras mais importantes.
Com as palavras sublinhadas, os alunos iriam organizar as mesmas segundo os seguintes critérios : introdução, desenvolvimento e conclusão.

Só a partir daqui é que se passa à textualização, à escrita do texto.
Depois de o texto estar escrito é importante proceder à revisão do mesmo.
Os alunos seguem as pistas deixadas através da lista de revisão, há uma revisão individual. Posteriormente houve troca de textos entre colegas. Por último, há a correcção da professora.
No final há lugar para a produção final. Este processo deu espaço para os alunos criarem histórias bastante criativas. Parabéns!









1 comentário:

carla disse...

Foi complicado fazer o trabalho mas foi divdertido.